terça-feira, 6 de julho de 2010

Tchaikovsky - Piano Concerto n.1 Op. 23 em Si Bemol Menor

Em dezembro de 1874 esta peça foi concluída. O principal incentivador para o compositor foi o pianista (considerado o melhor de seu tempo) Nikolai Rubinstein. Então, logo depois de terminada a peça, Tchaikovsky não hesitou em mostrar a obra ao crítico: "Como não sou pianista, era essencial mostrar a um virtuose que me indicasse, no sentido técnico, o que estava inadequado, ingrato ou inútil de tocar etc.".



Ele tocou até o fim e Rubinstein ficou imóvel e silencioso. Inquieto, o compositor perguntou: "Que tal?". Logo o pianista despejou uma montanha de críticas: "Não é bom em nenhum aspecto, é impossível de tocar. Em termos gerais é obra ruim e vulgar. E, se você revisá-lo do modo que indiquei e no tempo que desejo, lhe darei a honra de estreá-lo".


Furioso, Tchaikovsky gritou: "Não revisarei nem uma só nota!".


O concerto teve sua estréia em Boston, nos EUA, em 25 de outubro de 1875, tendo ao piano o virtuose alemão Hans von Bülow. Arrependido, Rubinstein mudaria de opinião e se tornaria um dos maiores intérpretes dessa obra.







O impactante tema inicial de "Allegro Non Troppo e Molto Maestoso" é uma das melodias mais conhecidas de toda a história da música. Ritmada com acordes do piano, é apresentada pela orquestra e, estranhamente, não retorna mais. Em seguida surgem três temas do "Allegro con Spírito". O primeiro, em oitavas no piano, pertence ao folclore ucraniano, o segundo, nas madeiras, é praticamente um lamento e o terceiro, nas cordas, é lírico. A cadenza valoriza principalmente a região aguda do teclado.



O tema de "Andantino Semplice" é exposto pela flauta e evoca Chopin. Na parte central do movimento, um prestíssimo, Tchaikovsky encaixa a citação da canzonetta francesa "Il Faut S'Amuser, Danser et Rire" (É preciso se divertir, dançar e rir).



O "Allegro con Fuoco" final se equilibra entre música e dança popular - de novo ucraniana - e balé clássico. Percebem-se fragmentos de melodias que retornarão na música para o balé "A Bela Adormecida."



Postarei aqui os links para uma performance excepcional de Van Cliburn ao piano e Kirill Kondrashin na regência. Pra ser franco, nunca ouvi de uma combinação melhor entre pianista e regente para esta obra, nem mesmo Kissin e Karaian. A paixão dos dois é incrível, praticamente eletrizante. Para mim a melhor performance da história.

Uma performance tradicional da obra dura em média 30 minutos:



Mvt I - Allegro Non Troppo e Molto Maestoso - Allegro con Spirito (forma sonata):
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=-M7M4UoqBpA&feature=related
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=H3kZHvVrT-k&feature=related

Mvt II - Andantino Semplice - Pertíssimo (forma canção):

Mvt III - Allegro con Fuoco (rondó)
Críticas, sugestões, comentários bem vindos!
Agradecimentos,
Música do Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário