sábado, 3 de julho de 2010

Primeiro post - Piano Sonata n.10 em Dó Maior K.330 de Mozart

Então, como eu sou um amante da música clássica, eu estava pensando em fazer um blog sobre esse tipo de música, estava pensando em postar uma peça por dia. Além de postar a música em sí com os links do Youtube, tentarei fornecer quase tudo o que eu sei sobre a obra em questão. Ah, e só para avisar, tenho uma preferência para o piano, então, perceberão que a maioria dos posts serão Piano Sonatas, Piano Concertos e outras obras com o piano, entretanto, não serão só obras desse tipo.
Hoje estou postando uma obra de Mozart, a Sonata para Piano em Dó Maior K. 330. Os links que serão exibidos se tratarão de uma interpretação magnífica (a melhor que ví até agora) do falecido virtuose Vladimir Horowitz.
Horowitz é considerado como um dos mais brilhantes pianistas de todos os tempos, devido à sua excepcional técnica aliada às suas performaces contagiantes. Destaca-se pelo seu toucher sem igual, pelo controle dinâmico excepcional e pela sua mecânica única. As suas interpretações mais conhecidas e tidas como inigualáveis se referem às obras que variam do barroco Scarlatti, passando pelos românticos Chopin, Schumman, Liszt e chegando ao moderno Prokofiev. É considerado por muitos o indiscutível mestre em Scriabin, e Rachamninoff. No entanto, alguns críticos apontam que o seu estilo (chamado de horowitziano), por vezes, valoriza por demais a técnica em detrimento da profundidade, e que costuma fugir, com freqüência, às intenções do compositor.
Voltando à Sonata, ela foi escrita em 1778, enquanto o compositor estava de férias em Paris. Foi escrita entre alguns meses da morte da mãe de Mozart. Entretanto, não se sabe se foi composta antes ou depois da morte da mesma. Uma performance típica da peça dura cerca de 18 a 20 minutos.
A peça consiste de 3 movimentos:
Mvt. I: Allegro Moderato: http://www.youtube.com/watch?v=dd7Q7vhNB-I&feature=related
1º Movimento:
Esse movimento é composto por um tema principal que se repete duas vezes, então uma ponte e uma recapitulação ao tema principal. Esse tema principal começa em tom de Dó Maior e depois se modula para Sol Maior e fica em Sol Maior. A ponte é muito intensa e mostra várias passagens e modulações "bem sacadas". Na recapitulação o tema começa em Dó Maior, passa pra Sol Maior e retorna para Dó Maior.
2º Movimento:
É dificil dizer algo sobre este. É normal. Ao final há uma dúvida na conclusão.
3º Movimento:
O mais energético de todos. O uso de arpeggios é evidente ao longo da peça.
É óbvio que não posso resumir aqui nessas linhas desse blog todas as ideias que o compositor teve aqui, para falar a verdade, a única pessoa que claramente tem essas ideias é o compositor, ninguém mais.
Espero que esse seja o primeiro de muitos posts.
Comentários, críticas, sugestões são muito bem vindos. Isso se alguém realmente ouvir isto e o gosto por música clássica não tenha realmente ido pro espaço!
Agradecimentos,
Música Clássica do Dia.