quarta-feira, 7 de julho de 2010

Frederic Chopin - 4 Ballades - Ballade n.1 em Sol Menor, Op. 23

As quatro Ballades de Chopin são peças de um movimento para Piano Solo, todas compostas entre 1835 e 1842. São algumas das peças mais desafiadoras no repertório de padrão de piano.

O termo "Ballade" foi associado à poesia francesa até meados do século XIX, quando Chopin estava entre os primeiros em botar Ballade na forma musical. As Ballades também foram influenciadas por Franz Liszt e Johannes Brahms que, depois de Chopin, iriam escrever suas próprias Ballades.




Para estas obras achei melhor postar uma de cada vez, uma por dia, dando informações mais aprofundadas sobre cada uma a cada dia. Seguindo a ordem lógica numérica, iniciarei a discorrer sobre a 1ª de todas, a Ballade n.1.

A Ballade n.1 em Sol Menor Op. 23 foi composta de 1835 a 1836 durante seus primeiros anos em Paris e foi dedicada ao Monsieur le Baron de Stockhausen.

Ballade n.1, Op. 23: http://www.youtube.com/watch?v=RR7eUSFsn28

Mais a fundo na peça, olhando para a partitura, tem uma introdução que, ao contrário de várias opiniões que encontrei pela internet, não é paralela ao resto da música, trata-se da primeira inversão do acorde de Lá bemol maior, isso acaba dando uma aura majestosa na obra em sí.

A parte principal da obra consiste de 2 temas centrais. Uma pequena introdução nos leva ao primeiro tema. Depois de certa elaboração, o segundo tema é exposto. Também há elaboração em cima deste segundo. Ambos os temas retornam em tons diferentes, e o primeiro tema finalmente retoma novamente ao mesmo tom, agora com uma mão esquerda diferente.

Um eletrizante acorde nos leva à coda, marcada como Presto con Fuoco.

Tecnicamente, é uma peça dificílima, várias passagens requerem rápidas escalas, acordes bem grandes e rápidos, notas oitavadas, e dedilhado incrivelmente difícil.

O fator diferencial dessa obra é a sua fórmula de compasso que, ao contrário das outras Ballades escritas em 6/8, é de 6/4 na maioria, com excessão da introdução 4/4 e a Coda 2/2.

A performance marcada no link é de Krystian Zimmerman, a performance não foi ao vivo, foi editada, por isso sua perfeição em todas as partes, só assim para superar o Horowitz!

Críticas, sugestões, dúvidas, querer aparecer, é só comentar!

Agradecimentos,

Música do Dia.