Para estas obras achei melhor postar uma de cada vez, uma por dia, dando informações mais aprofundadas sobre cada uma a cada dia. Seguindo a ordem lógica numérica, iniciarei a discorrer sobre a 1ª de todas, a Ballade n.1.
A Ballade n.1 em Sol Menor Op. 23 foi composta de 1835 a 1836 durante seus primeiros anos em Paris e foi dedicada ao Monsieur le Baron de Stockhausen.
Ballade n.1, Op. 23: http://www.youtube.com/watch?v=RR7eUSFsn28
Mais a fundo na peça, olhando para a partitura, tem uma introdução que, ao contrário de várias opiniões que encontrei pela internet, não é paralela ao resto da música, trata-se da primeira inversão do acorde de Lá bemol maior, isso acaba dando uma aura majestosa na obra em sí.
A parte principal da obra consiste de 2 temas centrais. Uma pequena introdução nos leva ao primeiro tema. Depois de certa elaboração, o segundo tema é exposto. Também há elaboração em cima deste segundo. Ambos os temas retornam em tons diferentes, e o primeiro tema finalmente retoma novamente ao mesmo tom, agora com uma mão esquerda diferente.
Um eletrizante acorde nos leva à coda, marcada como Presto con Fuoco.
Tecnicamente, é uma peça dificílima, várias passagens requerem rápidas escalas, acordes bem grandes e rápidos, notas oitavadas, e dedilhado incrivelmente difícil.
O fator diferencial dessa obra é a sua fórmula de compasso que, ao contrário das outras Ballades escritas em 6/8, é de 6/4 na maioria, com excessão da introdução 4/4 e a Coda 2/2.
A performance marcada no link é de Krystian Zimmerman, a performance não foi ao vivo, foi editada, por isso sua perfeição em todas as partes, só assim para superar o Horowitz!
Críticas, sugestões, dúvidas, querer aparecer, é só comentar!
Agradecimentos,
Música do Dia.
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