Ballade n.3 em Lá bemol Maior, Op. 47: http://www.youtube.com/watch?v=PCW3631sxkw
A obra abre com uma introdução extensa marcada como dolce. Essa introdução não é relacionada ao resto da obra, mesmo sendo retomada no final. Após a introdução é mostrado um primeiro tema. Aqui, o segundo tema é introduzido por vários dós repetidos na mão direita. Esse tema será retomado algumas vezes ao longo da obra com algumas variações.
Retoma-se algo parecido com o 1º tema que se desenvolve até uma seção furiosa cheia de acordes em Fá Menor e volta para Lá bemol. Mais tarde a armadura muda para Dó sustenido Menor. Uma variação do segundo tema toma forma dessa vez com oitavas com arpeggios e acordes baseados nessas notas oitavadas na mão direita.
Outra variação desse tema é mostrada, agora com um acompanhamento dissonante. A armadura então retorna para Lá bemol Maior. Na coda, o tema mostrado na introdução é retomado com alguns acordes diferentes. A peça termina com um dedilhado bem difícil para a mão direita, junto com um arpeggio descendente. Quatro acordes anunciam o final da peça.
Pelo que eu ví, essa pessa se distingue das outras Ballades por ser a única que muda a armadura - no caso, de Lá bemol Maior para Dó Sustenido Menor.
Críticas, sugestões, se alguém ler essa coisa!
Agradecimentos,
Música do Dia.
muito bacana o seu blog.
ResponderExcluireu tenho um blog com o mesmo intuito: tentar despertar nas pessoas o interesse pela música clássica. ( morenalaura.blogspot.com) ...
não falo só de música, pq tb sou formada na área de letras, mas música é o maior assunto. dps, entre lá, se der!...
mas gostei do seu blog. vou passar por aqui mais vezes, e indicá-lo....posso?