domingo, 4 de julho de 2010

Franz Liszt - Liebesträume - Liebestraum n.3

Liebesträume - Sonhos de Amor em Alemão, no singular é "Liebestraum" - é um conjunto de três obras para solo piano por Franz Liszt publicado em 1850. O termo Liebestraum normalmente é atribuído à 3ª composição, a mais famosa das três. Originalmente as músicas foram baseadas em alguns poemas.
Os três poemas retratam diferentes formas de amor. O primeiro Hohe Liebe (Amor Exaltado) é o amor santo, religioso: o "mártir" renuncia o amor e os "portões do céu" são abertos a ele. O segundo se refere já ao "Amor Erótico": "Gestorben war ich". E o terceiro poema e o que vai ser discorrido nesse post, é sobre o amor incondicional e maduro: "Ame o quanto puder!"
Voltando a atenção à minha favorita, a Liebestraum n.3, o link disponível no post é uma interpretação do pianista brasileiro, Álvaro Sivieiro, performance épica feita com paixão e dedicação.
Uma interpretação típica dura entre 4 e 5 minutos.







Essa peça, última das três que Liszt escreveu, pode ser considerada dividida em três seções, cada uma mostrando uma cadenza bem rápida, requerendo destreza nos dedos e alto grau de habilidade técnica.
A mesma melodia é usada por toda a peça, mas sempre com variações, especialmente no meio, em que se atinge o clímax. No final, a peça morre em uma última sessão de acordes, e finalizando com um acorde quebrado, frequentemente tocado bem devagar como se fosse uma nota de cada vez separada.
Espero que ouçam com muita atenção a esta obra prima, obra que eu tenho como uma de minhas favoritas.
Como dito antes, comentários, dúvidas, sugestões são muito bem-vindos.




Agradecimentos,




Música Clássica do Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário